O que são as varizes?

O nosso sangue é transportado por dois tipos de vasos sanguíneos:  artérias e veias. As artérias levam o sangue cheio de oxigênio a partir do coração para todo o corpo. As veias levam o sangue de volta do corpo para o coração.

Varizes nas pernas

As varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que surgem quando os vasos sanguíneos adoecem. Elas frequentemente podem ser vistas a olho nu, pois ficam bem expostas na pele.  Essas veias dilatadas podem aparecer em vários locais, mas são mais comuns nas  pernas.

Na grande maioria dos casos, essas varizes podem ser uma preocupação além da estética, pois o desconforto pode trazer dores graves e aumenta o risco de doenças circulatórias. Os tratamentos disponíveis atualmente costumam ser eficazes e controlar a doença na maioria dos pacientes, embora possa haver recidiva (paciente tratado voltar a formar varizes), ja que as varizes se configuram em uma doença crônica e geralmente progressiva.

Causas de varizes nas pernas:

Umas das causas mais comuns das varizes é ligado ao fator genético: algumas pessoas tem casos na família e isso lhes deixam em uma linha forte de predisposição a ter este tipo de problema.

Outras situações que predispõem ao surgimento das varizes nas pernas é a falta de exercício, o hábito de ficar longos períodos em pé e a obesidade.

Como prevenir as varizes nas pernas

Tratamento de varizes nas pernas

Se as varizes já estão em um estágio avançado, pode ser que você precise fazer um tratamento com finalidade de eliminar da rede venosa as veias doentes, seja ele através de cirurgia, ou técnicas menos invasivas como a escleroterapia, nas suas diversas modalidades.:

O que você achou do nosso artigo ” Varizes nas pernas: causas, sintomas e tratamentos.”? Ficou com alguma dúvida?