Varizes e vasinhos: saiba como tratá-los

 

O que são varizes e vasinhos?

Varizes são vasos sanguíneos dilatados que se assemelham a cordões torcidos que geralmente são  vistas através da pele, e aparecem principalmente nas pernas.

Os vasinhos também são vasos sanguíneos, mais finos que as varizes, e geralmente tem o aspecto semelhante à forma de teias de aranhas. São encontradas nas pernas e também no rosto, podendo cobrir pequenas ou grandes partes do corpo.

Quais são as causas de varizes e vasinhos?

As causas das varizes e vasinhos ainda são incertas. Entretanto, existem alguns fatores que estão geralmente associados a eles, como:

Tratamento de Varizes e Vasinhos

Graças ao avanço da tecnologia, hoje existem vários tratamentos possíveis para varizes e vasinhos e normalmente, a combinação destes métodos é o que proporciona os melhores resultados. Conheça alguns deles:

Escleroterapia líquida ou com espuma: é uma modalidade de tratamento utilizados no mundo todo para vasinhos e varizes. Através de agulhas, o médico injeta um medicamento, fazendo com que as paredes das veias se fechem. Isto interrompe o fluxo de sangue, a veia transforma-se em tecido cicatricial. Em poucas semanas, a veia desaparece. Este tratamento não requer anestesia e você pode retornar à atividade normal logo após o tratamento.

Cirurgia de Varizes. A cirurgia consiste na retirada das varizes através de micro incisões da pele. A cirurgia como único método de tratamento (Cirurgia convencional) vem perdendo cada vez mais espaço para  a associação com outros Métodos que são usados em combinação com a cirurgia, como o laser endovenoso, radiofrequência e espuma ecoguiada, que tornam o tratamento menos invasivos.

Laser endovenoso: através de uma punção ou pequena incisão no local das varizes, são introduzidos uma fibra laser na veia doente, por onde são emitidos feixes de luz de alta intensidade (lasers). O tecido reage a energia da luz e a veia se fecha.

Espuma ecoguiada: nesta técnica, o medicamento esclerosante é transformado em espuma. E esta espuma é injetada guiada por ultra som nas veias doentes, provocando seu fechamento. A vantagem desta técnica é de não ser invasiva, não necessitar de repouso, afastamento do trabalho, anestesia ou internação hospitalar para o tratamento.

Laser transdérmico: nesta técnica a ação térmica do laser é responsável por selar os vasinhos. Frequentemente é utilizado em combinação com a escleroterapia líquida.

Meias de compressão: neste tratamento, meias elásticas são utilizadas para fazer compressão nas pernas e aliviar os sintomas, além de prevenir complicações das varizes. Também costuma ser utilizada no apos o tratamento de varizes, independente da modalidade.

Medicamentos: o uso de medicamentos também pode ser indicado para determinados casos, exclusivamente sob indicação médica. As substâncias químicas destes compostos atuam na permeabilidade capilar ou no tônus venoso, auxiliando o combate da dilatação dos vasos e aliviando os sintomas.

O Dr. Fabrício Savegnago, médico especialista em cirurgia vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, recomenda a avaliação de um especialista para diagnóstico e definição do melhor tratamento para cada caso.