Os vasinhos e as varizes frequentemente incomodam as mulheres. Felizmente, o tratamento costuma ser eficaz e melhorar este incômodo.

A aplicação de vasinhos, nome popular para a escleroterapia, é um tratamento que provoca o fechamento dos vasinhos através da injeção de um medicamento nestas veias doentes. Como efeito, os vasinhos ‘‘secam’’ e tendem a desaparecer.

A escleroterapia é o um método utilizado mundialmente para o tratamento de varizes e vasinhos. Na maioria dos casos, a substância introduzida é a glicose hipertônica que, entre os agentes esclerosantes, é o que tem maior segurança.

A escleroterapia pode ser – e com frequência é – aplicada em combinação com outras técnicas como a Crioescleroterapia e o Laser Transdérmico. Pode ser ainda na forma líquida ou na forma de espuma.

Em geral, grande parte dos vasinhos é eliminada após algumas sessões, variando de caso para caso. A quantidade de sessões pode variar também de acordo com o estágio da doença.

Por ser uma doença crônica e geralmente progressiva, é muito importante que o paciente mantenha um cronograma de acompanhamento vascular periódico, para que se possa ter melhores resultados no tratamento.