A Escleroterapia em Campo Grande MS é um tratamento realizado pelo médico Cirurgião Vascular, com o objetivo de eliminar da rede venosa as veias doentes. As queixas mais comuns para o tratamento, são as varizes das pernas e coxas.
O que é escleroterapia?
A escleroterapia também é conhecida como “aplicação para varizes”. O procedimento consiste na injeção de um medicamento dentro da veia doente através de uma punção na pele, sobre a variz. O objetivo é fechar esta veia. A veia que vemos sob a pele, contém sangue em seu interior. Quando vemos queles vasinhos, na verdade vemos o sangue dentro do vaso. A mesma coisa quando vemos aquelas veias grossas que sobressaem sobre a pele. Fechando os vasinhos ou veias com escleroterapia, o sangue vai ser direcionada para outras veias saudáveis e não se tornará mais visível, melhorando o aspecto estético e funcional da rede venosa.
Quais os tipos de escleroterapia em Campo Grande MS?
Abaixo iremos listar os 3 principais tipos de Escleroterapia em Campo Grande MS, basicamente o que diferencia é a forma como as veias são tratadas.
Escleroterapia com espuma:
Geralmente este tipo é usado em varizes grossas, neste caso o médico injeta uma pequena quantidade de espuma guiada por ultra som. Esta espuma vai provocar o fechamento da veia e eliminar ela da rede venosa.
Escleroterapia com glicose:
Muito conhecida por aplicação, este procedimento é muito usado para tratar varizes de pequeno tamanho e vasinhos. É feito com injeção de glicose diretamente na veia, causando irritação e inflamação que acabam fechando os vasos.
Escleroterapia a laser:
Esta técnica é utilizada para eliminar os vasos do rosto, nariz e pernas. Neste procedimento é utilizado o laser trans dérmico, aumentando a temperatura do vaso com o objetivo de fechá-lo por cauterização. Este laser trans dérmico, é diferente daquele utilizado para tratamento da safena (o endo laser) do qual eu já falei em outros textos aqui do blog.
Quem pode fazer escleroterapia?
O tratamento de escleroterapia é realizado quando o Cirurgião Vascular julgar que esta seja a melhora opção para o caso que está avaliando. Geralmente, a doença venosa provoca varizes de vários calibres, formas e localizações. Por isso, podemos e devemos lançar mão de uma combinação de técnicas, buscando o melhor de cada uma delas para cada veia.
Quantas sessões de escleroterapia são necessárias?
O número de sessões pode ser variado de acordo com cada caso e também com a resposta de cada paciente. Alguns vasos respondem após a primeira sessão. Outros precisam de uma segunda ou terceira sessão para responderem. Alguns não respondem a escleroterapia e precisamos mudar a estratégia e técnica. O importante é entender que o tratamento de varizes é dinâmico: após cada sessão, o cirurgião Vascular pode avaliar a resposta individual de cada paciente e decidir com qual técnica vai conduzir o tratamento a partir desta resposta.
Fazer escleroterapia dói?
Geralmente, algum desconforte é percebido pelo paciente no momento da injeção , pois a glicose pode gerar uma sensação de queimação na área tratada. Quanto a espuma, pode sentir alguma dor no local em que a agulha penetra na pele. Este tipo de desconforto costuma ser bem tolerável. Porém, utilizamos algumas técnicas que diminuem o desconforto. Anestesia local tópica ou resfriadores de pele são alguns destes artifícios. Eventualmente, podemos fazer escleroterapia somente com laser para aqueles pacientes com fobia agulha.
Onde fazer escleroterapia em Campo Grande MS?
Você pode estar realizando seu tratamento na clínica Santé em Campo Grande – MS, com o Doutor Fabrício Savegnago que é cirurgião vascular, especializado no tratamento de varizes. Entre em contato para maiores informações através do número (WhatsApp): 67 99635-3915 ou clicando aqui